Sejam bem vindos

Somos uma empresa qualificada, inovadora, voltada para as tendências de mercado e agregando valores sociais.
Estamos localizados em Sorocaba/SP e atendemos todo o território nacional. Com uma equipe de consultores focados em cada necessidade organizacional. Esse espaço é para dividirmos nosso conhecimento com profissionais, estudantes e pessoas interessadas em atualização profissional, esperamos que você também compartilhe conosco sua opinião, sugestão, dicas e etc.


"Nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos, mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco! "

Sejam bem vindos...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Evento discutiu o impacto do trabalho na saúde das pessoas


 
Cerca de 130 integrantes dos grupos informais de RH do Estado de São Paulo participaram do II Encontro organizado exclusivamente para eles pela ABRH-SP e o Ginforh. O evento, realizado na tarde da última terça, no Espaço Manacá do CRA-SP - Conselho Regional de Administração de São Paulo, na capital paulista, discutiu o tema Trabalho, Estresse e Bem-Estar. O assunto atraiu a atenção dos profissionais de RH interessados em discutir o impacto da quantidade cada vez maior de trabalho na saúde dos funcionários.
Durante a palestra Trabalho e Estresse - Visão do Médico do Trabalho, o médico e diretor do CPH, Ricardo De Marchi, analisou o cenário atual em que as pessoas vivem mais, mas, em contrapartida, têm um nível crescente de responsabilidade, carga de trabalho e pressão. Ele também comentou sobre o perfil de saúde da população, que tem mudado com a prevalência de doenças crônicas.
“Ao mesmo tempo, o envelhecimento da força de trabalho significa maiores custos médicos, cujos aumentos ultrapassam a inflação. Por isso é importante fornecer programas e ferramentas que reduzam riscos específicos e encorajem um estilo de vida saudável. A palavra-chave, atualmente, é coaching de saúde”, assinalou De Marchi.
Segundo ele, um terço dos profissionais diz que o trabalho tem prejudicado sua saúde e, para 42% das pessoas, a pressão profissional interfere na vida familiar. “O mais importante é que o equilíbrio deve ser trabalhado pela empresa e o indivíduo com o objetivo de integrar saúde, qualidade pessoal e alta performance”, recomendou.
Facilitadores do burnout
Já na palestra Estresse e Bem-Estar, o professor de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Ricardo Moreno, abordou o burnout, ou síndrome do esgotamento profissional. Como ele explicou, existem diferentes facilitadores do burnout, como burocracia excessiva, falta de autonomia, normas institucionais rígidas, mudanças frequentes, falta de confiança e respeito entre os membros da equipe, comunicação ineficiente e impossibilidade de ascender na carreira.
Ao falar sobre a felicidade – definida como um grau de satisfação global da pessoa formado por uma coleção de recordações, momentos e experiências –, Moreno deu informações, levantadas em pesquisa, que contrariam o senso comum: pessoas casadas e com filhos não são mais felizes que os solteiros e sem filhos, assim como o maior poder aquisitivo, superado o limiar que permite a subsistência, não se relaciona com o aumento do índice de felicidade. Da mesma forma, dobrar o salário faz menos diferença que eventos vitais.
A programação do evento contou ainda com a apresentação do case Uma forma de propiciar conforto e bem-estar aos colaboradores – A experiência do Banco Votorantim. Rosemary Deliberato e Celso Marques de Oliveira, respectivamente superintendente de RH e diretor de RH do Banco Votorantim, falaram sobre os programas de qualidade de vida da empresa, que atendem 8.136 colaboradores dentro e fora do Brasil.
Eles lembraram que o mercado financeiro é considerado um dos mais estressantes que existem. Entretanto, o clima no Banco Votorantim é avaliado como um diferencial pelos seus colaboradores, que se declaram satisfeitos com as atividades que realizam. Isso apesar do crescimento muito forte apresentado pela empresa nos últimos quatro anos.
http://www.abrhsp.org.br/site/noticias_read.asp?id=525
 
Fonte: O Estado de São Paulo
Autor: ABRH-SP
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário